Cinco cápsulas de dormir “peculiares” no topo do centro de artes East Quay de Watchet
Os estúdios do Reino Unido Pearce + e Fægen projetaram os interiores de cinco cápsulas de dormir que ficam no topo do centro de artes projetado pelo Invisible Studio nas docas em Watchet, Reino Unido.
Os estúdios tiveram como objetivo projetar as cápsulas, que foram criadas para oferecer acomodações interessantes para as pessoas que visitam East Quay e a cidade, de acordo com o espírito do centro de artes.
“Todo o East Quay é sobre cultura, propósito e imaginação – é um centro de criatividade, oportunidade, arte e ideias”, explicou o fundador da Pearce+ , Owen Pearce.
“É também mais importante sobre a comunidade – várias mãos e muitos olhos”, disse ele a Dezeen.
“Queríamos que isso também fosse capturado nos pods, proporcionando espaços inspiradores, emocionantes, diferentes e incomuns e envolvendo o maior número possível de mãos no design, de artistas a criadores e crianças”.
As cinco cápsulas estão localizadas em uma série de caixas revestidas de metal no topo do centro de artes East Quay, que foi projetado pelo Invisible Studio , com sede em Bath, com Ellis Williams Architects atuando como arquiteto executivo para a empresa social local Onion Collective .
Duas das cápsulas estão sobre palafitas acima do prédio.
“Todas as cápsulas estão ligadas aos seus arredores por vistas fantásticas do Canal de Bristol, Quantocks, da marina e da cidade”, disse Pearce.
“A forma dos edifícios parece enraizada na área, pois eles se projetam e se projetam como se fossem continuamente adicionados a algumas das casas antigas da cidade.”
Cada uma das cinco cápsulas foi projetada por Pearce+ e Fægen para ter um caráter diferente e envolver artistas locais e a comunidade.
A primeira cápsula para dormir, construída com móveis e materiais recuperados, foi projetada como um “museu vivo”, onde os hóspedes são incentivados a deixar um item e levar outro.
Ilustrações gravadas cobrem as paredes do pod dois, que é projetado pela artista Isabelle Mollé e tem como objetivo contar a história da cidade.
“Nosso objetivo geral era fornecer uma conexão entre os hóspedes e a comunidade local”, explicou Pearce.
“Isso é feito, por exemplo, por meio da transferência direta de objetos no pod um, à medida que os convidados doam objetos de significado e recebem algo em troca ou, no pod dois, explorando visualmente as histórias e mitos da cidade em gravuras CNC nas paredes.”
O terceiro pod visa evocar a sensação de um transatlântico dos anos 1920, enquanto o pod quatro “é sobre brincar” e tem sinais de semáforos pintados nas paredes. Aqui também há uma rede de carga para sentar, que é alcançada por uma escada pendurada no teto.
O grafiteiro de Bristol, Andy Council, trabalhou com crianças da escola local para criar o interior da quinta cápsula, que será redecorada a cada ano por um artista escolhido pelo Onion Collective.
Em linha com o espírito do projeto, Pearce+ e Fægen se mudaram para Watchet por um ano para atuar como empreiteira e fabricar o interior das cápsulas com a ajuda de uma pequena equipe.
Pearce espera que as cápsulas proporcionem lugares divertidos para os visitantes ficarem e trazerem renda para a comunidade.
“O resumo da competição era lugares peculiares para ficar”, explicou ele. “O cliente queria se divertir com as cápsulas e oferecer uma oportunidade para a criatividade dos arquitetos.”
“O objetivo do edifício é apoiar uma comunidade artística local e oferecer oportunidades que não estavam disponíveis antes. Uma parte fundamental da estratégia econômica do edifício é atrair visitantes de longe para trazer a renda necessária, que por sua vez apoia atividades culturais e trabalho de educação”, continuou. “Os designs são então direcionados para criar um lugar legal para se visitar, a fim de fazer isso.”
Pearce+ colaborou anteriormente com o estúdio britânico Hugh Broughton Architects e os artistas Ella Good e Nicki Kent para criar a Martian House inflável , atualmente instalada em Bristol.
A fotografia é de Joseph Horton .