Setembro Amarelo – Mês de Valorização da Vida e Combate ao Suicídio

Com toda certeza você já deve ter visto, ouvido e, talvez, até participado de alguma campanha do setembro amarelo. Mas já parou para refletir sobre o que ela realmente significa?

Você sabia que, segundo dados obtidos no Anuário Brasileiro de Segurança Pública em 2021, o número de mortes por suicídio foi de 12.895, ou seja, uma média de 35 pessoas cometeram suicídio por dia em 2020. É um número expressivo que merece nossa atenção. Para isso, todo ano durante o mês de setembro são realizadas campanhas de conscientização e a abertura de possibilidades para conversar sobre o tema.

Não se pode negar que o suicídio é um assunto delicado, contudo isso não pode ser um empecilho para colocarmos ele em pauta. É sempre válido lembrar que não nos cabe julgar tal atitude, sabemos que sua causa é multifatorial e que em todos os casos a pessoa que tem ideação suicida deseja acabar com o sofrimento e não com a própria vida.

Por isso, se você está passando por alguma situação difícil e considera o suicídio uma opção, fica aqui o meu apelo: Busque ajuda! Tenha como rede de apoio pessoas com quem você possa falar e busque um profissional. É comum encontrarmos dificuldades no caminho e sei que, por diversas vezes, pode parecer impossível seguir, mas você deve lembrar que é especial e que pode contar com pessoas ao seu redor.

Também é importante lembrar que o suicídio não acontece somente agora em setembro, então, se você conhece alguém que esteja passando por isso, lembre-se sempre que não é “frescura” ou “necessidade de atenção”, não ignore os sinais silenciosos. Não deixe para depois. Você pode salvar uma vida.

Se precisa de ajuda ou não sabe como ajudar alguém que esteja nessa situação encoraje a busca por um profissional qualificado ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita atendendo 24 horas, através do número 188.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *