Estética e autoestima na saúde e bem-estar pessoal

Engana-se quem acha que os conceitos e padrões de beleza são invenções modernas. Desde a antiga Grécia sabe-se de padrões de beleza muito bem estabelecidos. Estes padrões mudaram ao longo dos anos enquanto homens e mulheres tentavam se adaptar à eles buscando a aprovação das pessoas ao seu redor. Para se ter uma ideia, mulheres usavam em certa época espartilhos para afinar a cintura e elevar os seios, mas eram tão justos que diversas mulheres chegavam a desmaiar. Homens usavam perucas, maquiagem e até saltos altos.

A questão é que é natural queremos nos integrar e nos sentirmos belos para nós e para os outros, já que vivemos em sociedade. O que há de se ficar atento é quando a aprovação do outro é mais importante que a sua própria.

O que autoestima?

Para começar, precisamos definir a palavra. Autoestima é o ato de amar-se, cuidar-se e admirar-se ao olhar para si mesma. É sentir-se bem consigo mesma. Gera qualidade de vida e bem-estar. Para que isso ocorra, elementos internos e externos influenciam. E quando a gente está bem por dentro, refletimos por fora, em como cuidamos do nosso corpo, e vice-versa.

É importante lembrar que não estamos falando aqui de vaidade. Afinal, a vaidade, aquele olhar exagerado para si, geralmente está atrelado a padrões de beleza pré-estabelecidos pela sociedade ou a agradar outras pessoas. Aí que está o segredo: a única pessoa que precisamos agradar é a nós mesmas.

É claro que, durante a vida, aprendemos a avaliar e construir nossa imagem com base na interação com o ambiente e as pessoas ao nosso redor. O que não podemos é transformar a opinião alheia em verdade única e reger a vida a partir dela. Equilíbrio é a chave.

Tão rara nos dias de hoje, essa qualidade nada mais é do que a valorização que alguém atribui a si mesmo, e que permite gerar um acréscimo de confiança nas suas próprias ações e pensamentos. Uma autoestima equilibrada torna-se uma ferramenta poderosa, uma vez que contribui para a saúde emocional e mental de qualquer indivíduo.

E o resultado desse equilíbrio é positivo em todos os aspetos: pessoas com uma boa imagem de si mesmas são mais seguras, não têm medo de desafios e superam os problemas com mais facilidade e resiliência.

A autoestima é a nossa autoimagem, a valorização que cada ser humano se atribui, e o quanto se aprecia. Ela pode ser influenciada por fatores internos, o valor que damos às nossas conquistas e o bem estar com a nossa aparência, ou externos, como a forma como recebemos elogios ou críticas. Por isso a estética, o conceito do que é belo, é um importante influenciador da autoestima.

Preocupar-se com a imagem pessoal, com a beleza, é sinónimo de saúde e bem-estar. Mas cuidar da beleza envolve mais do que se mostrar bonito para o mundo, trata-se, na verdade, de uma terapia de autoestima, autoconfiança e segurança, que vai influenciar a maneira como a pessoa lida com o mundo, como interage com as demais pessoas, como encara as suas relações, o seu desempenho profissional e nos estudos, e também a sua vida amorosa.

Um dos problemas mais temidos pelas mulheres, e que afeta das mais magras às mais gordinhas, é a celulite. de serem eficazes, a mulher deve ter em mente que nenhum procedimento estético, por melhor que seja funciona, se não se mudar o estilo de vida, e este em particular.

As opções são a Drenagem linfática, a Massagem modeladora, a Endermologia, a Radiofrequência, e a Mesoterapia.

Mas o cuidado com a aparência não é preocupação exclusiva das mulheres. A vaidade masculina tem vindo a aumentar e longe vão os dias em que a única preocupação eram os cabelos ou, mais especificamente, a ausência deles – a calvície! Hoje, a realidade é outra e os homens também são assíduos frequentadores das clínicas de estética.

Clínicas de estética promovem bem-estar físico e mental

Se é daquelas pessoas que pensava que as clínicas de estética beneficiavam apenas o corpo vai ficar surpreendido.

Existem tratamentos que, além de estimular o bem-estar físico, possibilitam o bem-estar mental. No caso das massagens relaxantes, elas ajudam a deixar as preocupações de lado, diminuem as tensões, combatem o stress, controlam a ansiedade, fortalecem o sistema imunológico, aliviam as dores musculares e geram prazer e relaxamento, por meio de movimentos leves e, ao mesmo tempo, firmes.

Estas clínicas disponibilizam tratamentos avançados, aparelhos e técnicas que estimulam o corpo, revigoram, e aumentam a qualidade de vida. Banhos terapêuticos, esfoliações, hidratações, massagens e tratamentos são capazes de fortalecer, cicatrizar, amaciar, reduzir medidas, eliminar gordura e outros efeitos miraculosos pelo físico e pela mente. É só escolher!

O Papel do Esteticista na Auto Estima e Saude

O profissional de estética tem como principal função oferecer tratamentos para diferentes partes do corpo. Para tal, antes dos procedimentos serem realizados, é comum que eles façam uma avaliação personalizada dos problemas relatados pelo cliente.

A partir dessa análise, os especialistas apresentam os cuidados ideais para cada biotipo. Então, no final das contas, não se trata da busca pelo padrão de beleza, mas por procedimentos personalizados, com resultados que vão do estético ao emocional.

Ao indicarem os tratamentos ideais, os esteticistas têm, como prioridade, cuidar da saúde do cliente. O profissional da estética identifica os pontos que realmente precisam de cuidados, e não apenas satisfazem os desejos de mudança de cada cliente.

Vivemos num período em que a imagem está cada vez mais valorizada. É inevitável que, em frente ao espelho, olhemos para o nosso reflexo e reparemos numa gordura a mais, numa nova ruga, nas formas do corpo, nas peles a mais, no volume a menos e imaginemos modificar alguma coisa de que não gostamos.

Porém, diante de tantas opções de tratamentos estéticos, devemos sempre avaliar e questionar os limites da estética. O que realmente nos traz benefícios? O que pode gerar algum dano? Estas perguntas são muito importantes e por isso, antes de tomar decisões, não deixe de as fazer.

Regiane Scherrer – Esteticista Belle Chez Toi
www.bellecheztoi.com.br

Regiane Scherrer - Belle Chez Toi

Je vous accueille dans un espace chaleureux et convivial tout en vous apportant professionnalisme et écoute. Depuis l’enfance, je suis passionnée par la beauté et les contacts avec les gens. Après une formation d’infirmière de 4 ans au Brésil, je me suis tournée vers le métier de l’esthétique en Suisse et en 2015, j’ai obtenu mon diplôme d’ esthéticienne de l’école ASEPIB à Villars-sur-Glâne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *